(...) da ashfixia à serotonina

terça-feira, dezembro 20, 2005

125º















+ Curiosidades...

Peido:

Flatulência (do latim: Flatus, sopro), ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não. Tem origem dos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, dos gases acumulados durante o processo de digestão dos animais, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias.
A intensificação da flatulência pode ocorrer em pessoas ansiosas, que falam ao comer ou que comem muito depressa, ou em pessoas que sofrem de parasitoses intestinais.
A flatulência também pode ser chamada de peido, traque ou pum, entre outros nomes onomatopéicos. Em geral seu odor não é nada agradável, porém, admirados por outros. Dependendo da intensidade pode até causar a famosa "freada de moto", que nada mais é que uma pequena rebarba de fezes na cueca (ou calcinha).
Um dos gases provenientes da digestão que emana pelo orifício anal (ou ânus), é o metano (ou Gás-dos-pântanos, Hidreto de metila) de densidade 0,722 g/dm³, portanto, mais leve que o oxigênio, tendendo sempre a subir rapidamente. Este é uma gás facilmente inflamável, incolor e contribui 21 vezes mais do que o dióxido de carbono para o efeito estufa.

CURIOSIDADES:
Um dos animais que mais contribui para o efeito estufa por meio de flatulências é o boi, devido ao grande volume de rebanhos bovinos existentes.
Segundo estudos, o ovo, o repolho e o feijão são os alimentos que mais provocam um odor desagradável nos gases expelidos por flatulência.

PRECAUÇÕES:
1. Nunca peide próximo ao fogo ou fagulhas. Por tratar-se de um gás altamente inflamável, pode ocasionar sérias queimaduras.
2. Em grande exposição ao gás, pode causar asfixia, casos severos de inconciência, parada cardíaca ou sequelas no sistema nervoso central. (ver Metano)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Post dedicado ao Cagueiro

2 Comments:

Blogger suco said...

Obrigado pelos esclarecimentos.
E obrigado pelas imagens da tua porta.
Já estão publicadas!

8:17 da tarde  
Blogger Ipslon said...

"pode causar asfixia" hehe!
quem e que se andou a peidar a tua volta?

5:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home